top of page

Câncer (neoplasia, ou tumor maligno) é uma classe de doenças caracterizadas pelo crescimento descontrolado de células aberrantes.

Ele pode matar devido à invasão destrutiva de órgãos normais por estas células, por extensão direta ou por disseminação à distância, que pode ser através do sangue, linfa ou superfície serosa. 


O comportamento anormal das células cancerosas é geralmente espelhado por mutações genéticas, expressões de características ontológicas, ou secreção anormal de hormônios ou enzimas. 

Todos os cânceres têm o potencial de invasão ou de metastatização, mas cada tipo específico tem características clínicas e biológicas, que devem ser estudadas para um adequado diagnóstico, tratamento e acompanhamento. 

Câncer nos Homens:

• O tipo mais comum é o de Câncer de Próstata 
• 13.000 novos casos ao ano
• 3ª maior causa de morte por ano 

• Sinais de Alerta: 
- Dificuldade para urinar 
- Dor pélvica 

• Prevenção: 
- Exame PSA 
- Exame de Toque 

Câncer nas Mulheres:

O tipo mais comum é o de Câncer de Mama 
• 11.000 novos casos ao ano
• 2ª maior causa de morte por ano

• Sinais de Alerta: 
- Alterações de cor e textura na superfície da pele 

• Prevenção: 
- Auto Exame Mensal

- Mamografia anual a partir dos 35 anos

      Câncer na Juventude:

Porque uma criança ou adolescente, com toda sua inocência e uma vida inteira pela frente, é alvo de câncer? 
Até a duas décadas atrás este diagnostico seria uma sentença de morte, mas com todo os avanços da medicina isso está mudando. 
Quando esta doença é suspeitada ou diagnosticada, as crianças e adolescentes devem ser encaminhados o mais rápido possível a algum centro especializado,com experiência no tratamento de cânceres desta faixa etária. 
O tratamento do câncer no jovem em relação ao adulto é diferente. No adulto,é levado em conta a idade e o estágio do tumor e se enfatiza muito em qualidade e prolongamento da vida. 
No tratamento do câncer infantil, a cura total da doença é sempre o objetivo final. Isto explica porque as terapias convencionais são mais agressivas em crianças, mesmos em casos avançados de doença ao diagnóstico. Mas quando isto falha, tudo é feito para se garantir uma boa qualidade de vida a ela também.Queremos que elas cresçam, trabalhem, constituam família, vivam a vida, realizem seus sonhos.

bottom of page